Aeroporto de Orlando: Dicas para quem está chegando na cidade

O Aeroporto Internacional de Orlando é um dos mais importantes aeroportos dos Estados Unidos, já que recebe visitantes de todos os lugares do mundo que viajam para conhecer o mundo mágico da Disney. 

São cerca de 35 milhões de passageiros anualmente, quase 100.000 pessoas por dia e cerca de 40 companhias que operam em seus terminais como, Delta, Avianca, United, US Airways, American, TAM, e muitas outras. Além disso, entre voos nacionais e internacionais, são mais de 20 mil operações mensalmente. 

Como existem poucos voos diretos para o aeroporto em Orlando, muitos brasileiros que viajam para a cidade precisam fazer uma conexão em algum aeroporto de outro estado dos EUA. Chegando ao destino final, os viajantes vão encontrar um espaço imenso que é dividido em dois terminais. 

Desta forma, em razão do tamanho, muitas vezes acaba sendo necessário que os passageiros utilizem um transporte interno para circular entre a área de segurança, passarem pelo raio-x, até os terminais de embarque. 

Abaixo, a Vitória Realty preparou um conteúdo completo sobre como funciona cada etapa dentro do aeroporto para você não enfrentar nenhum problema durante a sua viagem internacional. 

1. Saindo do Brasil: Formulário da alfândega 

Ainda em território brasileiro, ao fazer o chek-in ou já dentro da aeronave, você receberá um um formulário para ser preenchido e entregue ao controle alfandegário do aeroporto. 

Neste documento, os viajantes precisam declarar dados pessoais e também sobre os pertences que estão levando ao exterior. 

No entanto, como esse formulário já não é mais a principal maneira de recolher as informações dos passageiros, é possível que muitas companhias já não solicitem mais seu preenchimento.

2. Processo de imigração 

Apesar de muitas pessoas ficarem receosas nessa parte do processo dentro do aeroporto, a imigração só serve para fazer o controle exato de quem entra no país norte-americano e busca saber também as motivações de cada pessoa com a viagem. 

Portanto, caso você possua um visto de turista regularizado em seu passaporte, não há razão nenhuma para ter problemas com a imigração. O importante mesmo é sempre responder corretamente às perguntas feitas pelos agentes – que pedirão seu passaporte, foto do rosto e impressões digitais. 

3. Totem de Imigração Automática

Alguns aeroportos dos Estados Unidos, como Dallas, JFK (Nova York) e Miami contam com terminais automáticos de imigração para quem precisa fazer alguma escala antes de chegar em Orlando.

Nessas máquinas automáticas, o próprio passageiro consegue preencher com as informações necessárias que são, inclusive, solicitadas em português. Após responder às perguntas, você faz também a declaração alfandegária (que em alguns lugares ainda é feita com um formulário de papel) e recebe um recibo impresso para levar ao agente de imigração. 

Esses totens ainda não estão disponíveis para todos os viajantes com passaporte brasileiro no aeroporto de Orlando, portanto, é possível que você precise seguir pelo método tradicional: ir direto para a fila e passar no balcão.

4. Pegando as bagagens no Aeroporto de Orlando

Feito o processo de imigração, chegou a hora de esperar para que as malas sejam colocadas nas esteiras para que você possa pegá-las. Uma curiosidade boa é que, não só o aeroporto de Orlando, mas quase todos os dos Estados Unidos são extremamente organizados e é provável que, antes mesmo de você sair da imigração, suas malas já estejam esperando por você. 

5. Chegando na alfândega 

Diferentemente da alfândega da volta para o Brasil – que costuma acabar dando bastante dor de cabeça para os brasileiros que ultrapassam o limite de compras no exterior -, a vistoria do processo de entrada no território norte-americano costuma ser bem tranquila, já que funciona apenas como um controle da entrada de produtos no país. 

Em alguns casos, pode ser que os agentes peçam para inspecionar as bagagens, mas essa é apenas uma medida de segurança.

Além disso, caso você tenha imprimido um recibo no totem de autoatendimento de imigração, é nesse momento também que você deverá entregar esse documento para os fiscais – que, provavelmente, também farão algumas perguntas sobre a duração e o motivo da sua viagem. 

Outro ponto para ter atenção é na hora de declarar possíveis alimentos, plantas e medicamentos que você está levando na bagagem. Isto porque mentir ou omitir fatores nessa inspeção pode resultar em cobrança de multa.

6. Dentro do aeroporto de Orlando

Geralmente, todas as pessoas que pousam no MCO precisam pegar um monorail até o terceiro andar do terminal principal para conseguir chegar no Baggage Claim que fica no segundo piso do terminal. 

Um aspecto positivo para quem ficará hospedado em algum dos hotéis do complexo da Disney é que a companhia disponibiliza o Disney’s Magical Express. Esse é um ônibus que fica no primeiro andar do aeroporto para levar os viajantes até as dependências dos hotéis. 

Novidades no Aeroporto de Orlando

Orlando, um dos destinos preferidos dos brasileiros nos Estados Unidos, ficará ainda melhor. A cidade famosa por seus parques incríveis ganhará um importante reforço em sua infraestrutura. Está em construção um novo terminal no aeroporto de Orlando, que, no final de 2021, já estava com 70% da obra concluída.

A obra, iniciada em 2018, visa expandir a capacidade de operação, para atender 50 milhões de passageiros por ano. Com investimento público superior a dois bilhões de dólares, o novo terminal do aeroporto de Orlando demonstra a pujança da cidade, uma das mais visitadas dos Estados Unidos.

Um projeto antigo e grandioso no Aeroporto de Orlando

A construção do novo terminal do aeroporto de Orlando é uma ideia que demorou a sair do papel.

Agora, a obra está a todo vapor. As cifras elevadas são um sinal da grandiosidade do projeto. Trata-se de um dos mais volumosos investimentos realizados pelo governo da Flórida nos últimos anos.

Assim que estiver em operação, o novo terminal terá ao menos 16 portões para embarque de passageiros.

Essa é apenas a fase um do projeto, que terá continuidade assim que as obras iniciais forem concluídas. Dentro de algumas décadas, o terminal terá 120 portões, o que permitirá o trânsito de 100 milhões de passageiros anualmente.

(Outra obra de destaque no estado da Flórida é a construção do trem que ligará Miami e Orlando, cuja conclusão deve acontecer em 2020).

Aeroporto de Orlando está sobrecarregado

A demora de quase 20 anos para o projeto sair do papel provocou sobrecarga no aeroporto. Isso porque, ao longo desse período, Orlando viveu um crescimento expressivo e viu o turismo disparar.

Em 2017, 44 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram no aeroporto de Orlando. O número é quase o dobro do que é considerada a sua capacidade ideal: 24 milhões de pessoas.

Durante as épocas de maior movimento, os passageiros são orientados a chegar pelo menos três horas antes de seus voos. A recomendação é reflexo da sobrecarga enfrentada pelo aeroporto.

É importante destacar que o novo terminal segue à risca os mais modernos protocolos de segurança e navegação para melhorar a experiência dos usuários. Isso garantirá um senso de direção mais apurado nos deslocamentos dentro do aeroporto.

Aproveite a valorização de Orlando

A expansão do aeroporto de Orlando proporcionará ainda mais desenvolvimento econômico para a cidade de Orlando. Próximo ao aeroporto, Lake Nona é um dos bairros a ser beneficiado. 

  • Dica: confira nosso conteúdo completo sobre Lake Nona

Se você pensa em investir em imóveis nos Estados Unidos, pode-se dizer que Orlando é a bola da vez. A cidade, que já é valorizada por suas inúmeras atrações turísticas, tem uma infraestrutura incrível.

Antes que o aeroporto de Orlando seja concluído, aproveite para conhecer os melhores imóveis na cidade.

Gostou das dicas para a sua chegada no Aeroporto de Orlando?

Conhecer o aeroporto de Orlando é um grande passo para quem deseja morar nos EUA. Para a sua mudança para os Estados Unidos ser um sucesso, conte com a Vitoria Realty, que vêm a anos ajudando brasileiros que desejam adquirir um imóvel nos EUA. Entre em contato!

Aqui no nosso blog você encontra uma série de conteúdos sobre green card EUA e como morar nos EUA legalmente para adquirir todas as informações necessárias para que sua mudança para um dos melhores lugares para se viver no mundo seja tranquila. 

One Reply to “Aeroporto de Orlando: Dicas para quem está chegando na cidade”

Fale conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *