Ano letivo nos EUA: Quando começa e como são as férias?

Pensando em colocar o(a) filho(a) em uma escola nos EUA? Além de pesquisar sobre as melhores escolas em Orlando ou outras cidades do país, é preciso se atentar para as diferenças do ano letivo nos EUA, garantindo assim a melhor experiência para seus filhos. 

Enquanto no Brasil estamos habituados a um ano letivo escolar que começa no início de fevereiro e vai até meados de dezembro – com pausa para férias no mês de julho, que prevê uma duração mínima de 200 dias com a carga horária total de 800 horas; nos Estados Unidos as coisas funcionam de maneira diferente, sendo que o início do ano letivo nos EUA é em agosto. 

A diferença entre os sistemas de ensino brasileiro e estadunidense gera dúvidas e receios para os pais na hora de colocarem seus filhos em uma instituição estrangeira. 

Por isso, preparamos um conteúdo instrutivo com as principais informações sobre o ano letivo nos EUA, para você que você fique por dentro!

Continue conosco e tenha as respostas para as seguintes questões: 

Como funciona o ano letivo nos EUA?

Nos Estados Unidos, o ano letivo começa entre agosto e setembro e termina entre maio e junho, com semestres que duram entre quatro e cinco meses e um período de férias que vai de junho a agosto. 

O ano letivo nos EUA acompanha as estações do ano, permitindo que os alunos tirem férias durante quase todo o período de verão. 

Depois de aproveitarem as férias de três meses, os alunos começam seus anos letivos no outono, que tem duração de 180 dias. Note que são 20 dias letivos a menos do que no Brasil. 

Quanto tempo dura as férias de verão nos Estados Unidos?

As férias de verão por lá duram por volta de três meses (Junho, Julho e Agosto). 

Elas são equivalentes às nossas férias de verão por aqui, que duram um pouco menos (2 meses – de Dezembro a Janeiro) já que no Brasil os alunos também desfrutam de um mês de férias durante o inverno, o que faz com que o período total de férias de ambos os países seja o mesmo. 

Quanto tempo dura as férias de inverno nos Estados Unidos?

Nos EUA, os alunos não têm férias no inverno como no Brasil (no mês de Julho), já que seus três meses de férias são desfrutados no verão. 

No entanto, eles podem aproveitar de uma semana de recesso entre Dezembro e Janeiro, o chamado “Winter Break”. A pausa acontece durante as festas de fim de ano (natal e ano novo) e varia de uma até três semanas, dependendo do calendário de cada instituição de ensino.

Além disso, eles contam ainda com outro período de recesso, o “Spring Break” (Férias da Primavera), em que têm uma semana de férias no mês de abril.

Quais são as diferenças entre o ano letivo nos EUA e no Brasil?

Como mencionamos, existem algumas diferenças entre os países; sendo as principais:

  1. Começo e fim do período letivo (agosto e junho nos EUA; fevereiro e dezembro no Brasil);
  2. Duração do ano letivo (180 dias nos EUA; 200 dias no Brasil); 
  3. Período de férias (3 meses no verão nos EUA; 2 meses no verão e 1 no inverno no Brasil); 
  4. Flexibilidade (Nos EUA as escolas possuem mais liberdade para escolher quando iniciam e quando terminam as aulas do ano letivo). 

Outras diferenças no ensino estadounidense são o sistema de notas, as matérias ensinadas – que podem ser escolhidas pelos alunos no ensino médio -, a separação de séries e a oferta de matérias extracurriculares. 

Outro ponto importante é que nos EUA os pais começam desde cedo a planejar o futuro dos filhos em uma universidade, já que as mensalidades não são nada baratas e mesmo as instituições públicas não são gratuitas. 

Dica: confira nossos conteúdos sobre Universidades em Orlando e Universidades de Miami e conheça as diversas instituições de qualidade que as cidades mais badaladas dos EUA tem a oferecer! 

Como são as séries escolares nos Estados Unidos?

Nos EUA, as séries escolares são divididas de forma diferente do Brasil. Veja abaixo:

  • Preschool (Pré-escola): 4 anos.
  • Kindergarten (Jardim de Infância): 5-6 anos
  • Elementary School (Ensino Fundamental I): 1st Grade (1a série): 6-7 anos / 2nd Grade (2a série): 7-8 anos / 3rd Grade (3a série): 8-9 anos / 4th Grade (4a série): 9-10 anos / 5th Grade(5a série): 10-11 anos.
  • Middle School (Ensino Fundamental II): 6th Grade (6a série): 11-12 anos/ 7th Grade (7a série): 12-13 anos/ 8th Grade (8a série): 13-14 anos.
  • High School (Ensino Médio): 9th Grade (9a série): 14-15 anos/ 10th Grade (10a série): 15-16 anos / 11th Grade (11a série): 16-17 anos / 12th Grade (12a série): 17-18 anos.

Após o High School o aluno pode optar ou não por fazer uma faculdade nos Estados Unidos

Quantos anos dura a escola nos Estados Unidos?

Caso o aluno não repita nenhum ano, ele entrará na escola com 4 anos de idade e irá se formar com 17; totalizando 13 anos de duração. 

A idade de início e formatura pode variar um pouco dependendo do mês de aniversário da criança, assim como ocorre no Brasil. 

Quantos anos tem o ensino médio nos EUA?

O aluno irá passar 4 dos seus 13 anos de escola no High School. Um ano a mais do que no Brasil; já que, por lá, o nono ano – que aqui é considerado como o último ano do ensino fundamental, já é considerado ensino médio. 

Conheça o padrão de ensino norte-americano

Nos Estados Unidos, assim como no Brasil, existem escolas em versões públicas e privadas. Mas diferentemente do que muitas vezes vemos por aqui, no país norte-americano os dois tipos têm suas qualidades. 

Diante disso, esqueça tudo o que você conhece sobre educação. Os módulos americanos de ensino oferecem solidez em suas concepções e vão surpreender você!

É importante frisar que os alunos que residem nos EUA têm todo um plano para crescer. No período da High School, por exemplo, são apresentadas disciplinas voltadas à arte, medicina, administração, ao esporte e diversos outros segmentos.

Com isso, os alunos podem começar a analisar quais assuntos mais os interessam e, assim, iniciar a preparação acadêmica para a faculdade. Isso acontece também porque as universidades podem selecionar e até mesmo dar bolsas de estudo a alunos indicados por olheiros.

Entenda o funcionamento dos School Districts

Cada distrito, ou seja, uma região da cidade, comporta uma escola que deve ser frequentada apenas pelos residentes deste local. 

Por exemplo, se você reside em uma casa em Orlando, seus filhos só poderão frequentar as escolas da área.

Esse princípio da educação americana, chamado School Districts, parte de uma valorização das comunidades, que se encaixam dentro de uma zona demarcada, garantindo que as crianças tenham vagas, frequência regular nas escolas e evitando listas de espera e deslocamentos desnecessários.

Por isso, é comum que as pessoas pesquisem primeiro as escolas disponíveis no distrito antes mesmo de começarem a procurar por casas para morar.

Gostou de saber mais sobre o ano letivo nos EUA? Conte com a Vitoria Realty para se mudar para os Estados Unidos!

Uma residência nos Estados Unidos pode significar o começo de uma nova vida e de uma educação de primeira qualidade. Agora que você já sabe mais sobre como funciona o ano letivo nos EUA, conte com a Vitoria Realty para te ajudar a viver o sonho americano. Entre em contato!

One Reply to “Ano letivo nos EUA: Quando começa e como são as férias?”

Fale conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *