Aposentadoria tranquila: por que investir é importante?

As notícias para quem depende do auxílio do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) não são as melhores. A previdência no Brasil está prestes a passar por uma reforma que não significa, necessariamente, que beneficiará o bolso dos trabalhadores. Com isso, quem pretende ter uma aposentadoria tranquila tem recorrido a alternativas.
Existem várias opções para você investir visando ter uma renda melhor quando você se aposentar. Previdência privada e a compra de imóveis tanto no Brasil quanto no exterior são apenas algumas das alternativas mais rentáveis no momento. Afinal, após uma vida toda trabalhando, você merece desfrutar da aposentadoria realizando alguns sonhos como viagens, passar mais tempo com a família, entre outras coisas.
Neste post, você vai entender o porquê é importante se planejar para ter uma aposentadoria tranquila, rentável e que ainda garanta um excelente padrão de vida no seu futuro. Confira!

Como planejar uma aposentadoria tranquila?

 
O ideal é que desde cedo você comece a planejar a sua aposentadoria, ou seja, assim que entrar no mercado de trabalho. Mas a realidade é que no começo de suas vidas, os jovens nem se lembram de que um dia precisarão contar com esse tipo de renda. A boa notícia é que independentemente da sua idade, começar a poupar e a investir para ter melhores rendimentos sempre serão processos altamente recomendável.
Alguns investimentos menos arriscados são perfeitos para a finalidade de contar com uma aposentadoria mais tranquila. Um deles é a aquisição de imóveis, algo que com o tempo poderá ser valorizado, e a partir de uma compra você terá a chance de aumentar os seus rendimentos e, até mesmo, adquirir novas casas e apartamentos ao longo dos anos como formas de investimentos.
Uma alternativa perfeita para melhorar a sua aposentadoria — e que também poderá ser um complemento da primeira opção —, é a previdência privada. Nesse tipo de investimento, é você quem determina as regras, escolhendo o valor de quanto será pago todos os meses, o prazo para os pagamentos e se será um benefício vitalício ou não. Sem contar que desde o início você já saberá o quanto vai receber.

Quais são os melhores tipos de investimentos?

 
Pensando na garantia de que se trata de um investimento seguro, muitos apostam na poupança como forma de guardar dinheiro para desfrutar da aposentadoria. O problema é que a poupança no Brasil quase não oferece rendimentos, pelo contrário, seus juros podem nem chegar ao valor da inflação.
Ou seja, é preciso buscar alternativas que também não ofereçam riscos de prejuízos, mas que ao mesmo tempo beneficiarão você pelo tempo em que o seu dinheiro ficou investido. Entre as opções menos arriscadas estão os títulos públicos, que oferecem maior rentabilidade do que a poupança e, ainda, contam com a garantia de que o próprio governo pagará os seus rendimentos.
Já para os investidores que não se preocupam em correr riscos moderados — o que também significa rendimentos muito mais elevados —, podem apostar em investimentos como imóveis, CDBs e fundos de renda fixa. Obviamente, existem também investimentos mais ousados, para investidores mais experientes. Nessa categoria se enquadram fundos de ações, fundos cambiais e fundos imobiliários, por exemplo.

Quais os benefícios de uma aposentadoria planejada?

 
Planejando a sua aposentadoria, será possível prever com quantos anos você poderá parar de trabalhar e quais serão os seus rendimentos mensais. Tudo isso é importante para você manter ou até mesmo melhorar o seu padrão de vida e fazer planos sobre como vai aproveitar o tempo livre.
Aliás, não é importante apenas ter tempo livre, você precisa também contar com rendimentos para aproveitar da melhor forma possível esse período de descanso, após muitos anos de trabalho. Imagine que será uma fase interessante para a realização de alguns sonhos, como conhecer outros países, fazer cursos e se dedicar aos seus hobbies.
Mas lembre-se de que para fazer tudo isso você precisa ter uma boa renda. Esse é um dos principais benefícios de se planejar a aposentadoria, garantir um padrão de vida confortável, com recursos suficientes para você aproveitar o que é considerada uma das melhores fases da vida.

Como criar estratégias para garantir uma boa aposentadoria?

 
O primeiro passo para garantir uma aposentadoria tranquila é traçar as suas próprias estratégias, independentemente das regras criadas pelo INSS, que determinam até mesmo um limite de quanto você poderá receber. Você precisa estipular qual é a renda que deseja ter e com quantos anos gostaria de parar de trabalhar.
A partir disso será mais fácil criar os caminhos para se atingir as metas. O segundo passo é escolher quais serão as suas fontes de rendimentos, tais como INSS, previdência privada, rendimentos de aluguéis, entre outros. Lembrando que quanto mais diversificadas forem suas fontes de renda, os valores mensais obtidos poderão ser ainda mais interessantes.
Claro que as suas estratégias devem ser possíveis de serem cumpridas, ou seja, você não pode querer comprometer agora rendimentos que poderão fazer falta no seu dia a dia para aproveitar um futuro melhor. É importante se planejar, mas sem comprometer sua rotina.

Por que determinação e objetivo são importantes?

 
Sonhos e objetivos são as maiores motivações que você poderá ter na vida. Por isso, saber o que gostaria de fazer após se aposentar já é um bom começo para você conseguir manter o foco e a disciplina, fazendo os investimentos certos e não gastando o seu dinheiro com supérfluos e compras desnecessárias.
O hábito também é muito importante para se conquistar objetivos, então, com o tempo será natural guardar parte do seu dinheiro todos os meses visando ter uma aposentadoria melhor. E o quanto antes você conseguir definir as suas metas, menor precisará ser o esforço necessário para alcançar tudo o que planejou.
Afinal, quanto mais tempo você tiver para poupar, menos dinheiro por mês será necessário ser investido. Investir na aposentadoria é garantir que dentro de alguns anos você terá um patrimônio considerável que permitirá a você viver melhor do que hoje.
E você, também já está pensando em como ter uma aposentadoria tranquila? Lembre-se de que a Vitoria Realty oferece diversas opções para você investir em excelentes imóveis no exterior: entre em contato conosco!

Fale conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *