Como morar nos EUA legalmente: 3 formas de obter o green card

Morar nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros e os números não negam.

Somente em 2019, ano em que o próprio governo dos EUA realizou seu último censo estatístico sobre imigração, mais de 19 mil brasileiros obtiveram a permissão para viver de forma legal e permanente em solo americano.

Seja pensando em investir, melhorar a qualidade de vida da família ou para realizar um sonho, temos que te contar 3 formas para você saber como morar nos EUA legalmente.

Como morar nos EUA de forma legal?

Para residir nos EUA de forma regular, é preciso entrar com um processo para a obtenção de um visto. São dois os tipos de permissão que o governo americano pode conferir para que você possa morar no país.

●       Visto temporário

Se seu objetivo é morar nos EUA por uma temporada, com a finalidade de intercâmbio, viagem, estudos, trabalhos por tempo determinado, o visto temporário é o correto.

●       Visto de imigrante (green card)

Para quem realmente quer morar nos EUA e deseja fixar residência em solo americano, é necessário obter o famoso green card ou visto permanente.

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre como obter um visto para morar de forma permanente nos EUA, está bem?

Formas de obter a permissão para morar nos EUA

O green card, apelido do documento nomeado como US Permanent Resident Card, pode ser obtido de várias formas diferentes. Cada um desses processos possui as suas particularidades.

Nosso objetivo é te ajudar a identificar qual dessas formas pode ser mais simples para você se organizar e correr atrás da obtenção do visto.

1.    Morar nos EUA com Green Card por laços familiares

O governo americano reconhece os laços familiares como forma de obtenção de um visto para os Estados Unidos.

Cidadãos americanos ou imigrantes com visto permanente (green card) podem fazer uma petição para que membros de sua família conquistem o green card.

O pedido pode ser feito junto ao USCIS (U.S. Citizenship and Immigration Services) e possui algumas restrições sobre quem pode ser beneficiado.

Confira na tabela quais são os laços familiares considerados.

Cidadão AmericanoImigrante com Visto Permanente
– Marido ou esposa;
– Filhos solteiros de qualquer idade;
– Irmãos;
– Pai ou mãe (o cidadão precisa ter menos de 21 anos).
– Marido ou esposa;
– Filhos solteiros de qualquer idade;

Importante: condições como estado civil e idade do familiar podem ser impeditivos. Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa antes de fazer a petição.

O modelo de formulário de petição é o I-130 e todas as informações estão disponíveis no site do USCIS.

2.    Morar nos EUA com Green Card de trabalho

Os vistos em razão de trabalho formam a categoria “EB”: Employment Based. O tempo de permanência e os custos podem variar bastante de um visto para o outro.

Mas se você está pensando em fixar residência nos EUA, saiba que alguns tipos podem ser mais vantajosos para você que quer a permanência. É o caso do EB-3 que vamos apresentar a seguir.

Sponsorship

Uma forma bastante específica de conseguir um visto americano, o processo é reconhecido pela sigla EB-3.

Para conseguir esse tipo de visto, você precisa que um Sponsor ou empresa americana, possua interesse de te contratar e patrocine um pedido de visto para sua residência.

Aqui, essa relação de sponsorship vai precisar preencher alguns requisitos:

  • Oferta para emprego de tempo integral;
  • Não ter profissional qualificado disponível nos EUA.

Ou seja, é preciso que a empresa americana (patrocinadora) consiga demonstrar que é indispensável a contratação do imigrante.

Tudo deve ser comprovado por meio do formulário I-140, também disponível no site USCIS.

EB-1: trabalhadores de primeira preferência

O visto EB-1 traz uma lista de trabalhadores que são interessantes para os Estados Unidos. Assim sendo, eles podem obter o Green Card para viver de forma permanente em solo americano.

Vamos descobrir quem são esses trabalhadores?

  • Habilidades extraordinárias: profissionais que sejam capazes de demonstrar que possuem habilidades extraordinárias nas ciências, artes, educação, negócios ou esporte.
  • Professores e pesquisadores de excelência: o profissional deve demonstrar reconhecimento internacional e grandes feitos na área acadêmica. Também é exigida a experiência mínima de 3 anos. O foco desse profissional também deve estar em continuar contribuindo em feitos acadêmicos em universidades americanas, seja dando aulas ou fazendo pesquisas. Já se imaginou trabalhando na Universidade de Miami?
  • Gerente ou executivo de multinacional: há a necessidade que uma empresa possua interesse em você e que a sua atuação seja voltada para cargos gerenciais ou executivos. Também é preciso demonstrar que você trabalhou por pelo menos 1 dos últimos 3 anos. O empregador também deve demonstrar para o governo americano que possui condições de seguir pagando o salário que ofereceu e que será registrado no processo de petição do visto.

EB- 2: o visto para trabalhadores gabaritados

Além dos formatos de visto EB-1 e EB-3, ainda há uma categoria de trabalhadores de segunda preferência — o EB 2.

Basicamente, uma categoria para profissionais muito gabaritados.

Conheça a lista para entender se você pode se eleger para o Green Card com essa categoria.

SubcategoriasDescrição
Habilidade ExcepcionalO profissional precisa conseguir comprovar habilidades excepcionais em ciências, artes ou negócios. Para comprar essa condição, é preciso preencher ao menos 3 das 7 características apresentadas como “critérios” pelo governo americano. Entre elas:
– ser membro de uma associação de professores;
– ser reconhecido por conquistas que trouxe para entidades governamentais, organizações profissionais ou empresas;
– documentos que comprovem ao menos 10 anos de atuação na sua área;
– desenvolvimento acadêmico avançado.
Grau Acadêmico AvançadoÉ preciso demonstrar, com documentos, a condição de bacharel e a atuação por período de mais de 05 anos com o que seria equivalente, para nós, aos cursos de pós-graduação. O governo americano se preocupa em ver uma progressão no seu trabalho. Por conta disso, sua atuação profissional dos últimos 5 anos vai ser analisada pelos feitos que conquistou, na área acadêmica ou com a aplicação  do resultado de suas pesquisas.
National Interest Waiver             Uma subcategoria que, para obter o Green Card, além de demonstrar que você é um trabalhador que possui uma habilidade excepcional ou um grau acadêmico avançado, ainda há uma lista de três critérios a serem preenchidos:
– O seu trabalho/empreendimento deve possuir importância nacional.
– Você deve estar bem-posicionado para dar continuidade ao seu trabalho nos EUA.
– Se a sua contribuição for considerada benéfica para os Estados Unidos, o país renuncia à exigência de que um empregador deve elaborar a petição — você mesmo pode solicitar o Green Card, mesmo sem proposta de emprego em vista.

3.    Morar nos EUA com Green Card para investidores

Você pode até já imaginar, mas temos que reforçar que o visto para investidores é um dos que mais exige organização financeira e planejamento.

Identificado pela sigla E-5, há um racional que fundamenta os requisitos que o governo americano exige para a concessão deste Green Card.

Basicamente, são três as principais exigências:

  • Capital para investimento.
  • Novo empreendimento comercial.
  • Geração de empregos.

O investimento também pode ser em um empreendimento já existente, mas com algumas diferenças.

Vamos começar direto ao ponto dos valores.

Há um valor de investimento mínimo para o visto de imigrantes investidores e há um caso em que ele pode variar.

O governo americano entendeu que, em certas regiões do país, há uma necessidade maior de empregar que sejam capazes de gerar empregos.

Por motivos de políticas públicas, essas áreas  do território americano são identificadas como “TEA” (Targeted Employment Area).

Assim, podem se qualificar como TEA:

  • Zonas rurais.
  • Áreas com altos níveis de desemprego (taxas 150% acima da média nacional).

Se você decidir investir em uma empresa em uma região reconhecida como TEA, saiba que você vai ter mais tranquilidade quando o assunto é valor mínimo de investimento. Confira na tabela!

Qual é o valor do investimento?

Investimento Mínimo Regular  Green Card InvestidorInvestimento Mínimo TEA  Green Card Investidor
U$ 1.800,000U$ 900,000  

Os valores são fruto de uma mudança ocorrida em 2019. Quem fez o processo antes disso, desembolsou U $1.000.000,00 para o visto como investidor regular e U $500,000.para os casos de áreas TEA.

Foco na geração de empregos

Fica claro que o maior motivo do governo americano para permitir um Green Card para investidores, de fato, é a criação de novas vagas de emprego.

É uma exigência que a empresa escolhida para o investimento (criada ou já existente), tenha a criação de 10 vagas de trabalho de tempo integral.

E essas vagas devem estar preenchidas!

Requisitos do trabalhadorRequisitos da vaga
●        Cidadão americano, imigrante com Green Card ou outro tipo de imigrante autorizado a trabalhar nos EUA (exemplos: residente temporário, refugiados, asilados, pessoa que reside nos EUA por deportação, etc).  

Importante! O governo americano NÃO inclui as seguintes pessoas, caso empregadas, como parte dos 10 trabalhadores exigidos:
– Maridos ou esposas do investidor.
– Filhos ou filhas do investidor.
– O próprio investidor.
– E pessoas não autorizadas para trabalhar nos EUA.
É considerado um trabalho de tempo integral quando a vaga oferece: Mínimo de 35 horas trabalhadas na semana.   Importante! Trabalhos no formato intermitente, temporário, sazonal ou transitório, não se classificam como trabalho de tempo integral passível de atender às exigências do Green Card para investidores.  

Há a expectativa que as 10 vagas de trabalho sejam para um tempo de permanência mínimo de 02 anos.  

Green Card para a família

Embora o governo americano não invente que você tenha como funcionários os seus membros próximos da família (cônjuge e filhos), há uma maior facilidade de concessão do Green Card para esses familiares.

Aqui, o único detalhe, é a exigência de que os filhos sejam menores de 21 anos e não sejam casados.

Para quem está pensando em como morar nos EUA com a família, o formato de visto E-5 (Green Card Investidores) atende bem às expectativas.

Exigências para o negócio

São dois os formatos possíveis de investimento.

  1. Criar uma empresa do zero: precisa ser uma organização comercial, de acordo com as leis americanas, e com o objetivo de lucro. Quanto ao tipo de empresa, o governo americano permite variações, incluindo sociedades.
  2. Investir em uma empresa já existente: o investidor precisa ter um plano de negócio que demonstre que vai promover uma expansão ou mudança com foco em novos resultados.

Já deu para perceber que o visto E-5 exige o preenchimento de diversos requisitos e muito preparo.

Não é só necessário ter o capital mínimo necessário para investir.

É uma forma de obter o Green Card para quem deseja mesmo empreender, pois será necessário montar um plano de negócio estruturado e bem-sucedido para garantir a permissão para morar nos EUA.

Dica: o conteúdo sobre investir nos EUA pode te ajudar a pensar nos seus primeiros passos.

Descobriu como morar nos EUA vai ser para você?

Apresentamos três categorias que permitem que você obtenha o Green Card e mude para os EUA.

Certamente, para ter o visto aprovado em qualquer dos processos mencionados, vai ser preciso dedicar um tempo de estudo e organização para providenciar os documentos exigidos.

Mas se você precisava de um ponto de partida, esperamos ter contribuído com as principais informações sobre o tema.

Sabemos que muitos outros cenários precisam ser avaliados para uma mudança de país, como analisar o custo de vida nos EUA, principalmente, pois é um fator que pode mudar de cidade para cidade.

Então, também é necessário fazer pesquisas mais específicas, para saber como é de fato morar em Orlando, Miami, ou qualquer que seja a cidade escolhida.

Aproveite para conferir o nosso conteúdo completo sobre quanto custa uma casa nos EUA!

Toda a mudança pode envolver um processo longo e com muitas etapas, mas esperamos que os nossos posts facilitem a sua vida na hora de realizar essa conquista.

Obrigada pela leitura!

5 Replies to “Como morar nos EUA legalmente: 3 formas de obter o green card

Fale conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *