Green Card EUA: O que é, como conseguir e quanto custa?

O primeiro passo para quem decide morar nos EUA é saber que é necessário ter um visto específico para residir e trabalhar.

O Green Card ou “cartão verde” na tradução, é o documento que permite que o imigrante viva em solo americano, de forma legal e com mais estabilidade, por se tratar de uma permissão permanente.

Nós selecionamos as principais informações para quem está fazendo planos de morar nos EUA e precisa entender como funciona o Green Card.

O que é o Green Card?

US Permanent Resident Card é o nome do documento que costumamos chamar de Green Card. 

Basicamente, o documento faz prova de que o governo americano concedeu a você, um imigrante, a permissão para viver e trabalhar de forma permanente, como se nativo fosse.

Importante: o visto não altera a sua cidadania. O Green Card permite que você resida legalmente nos EUA, mas não concede a cidadania americana. 

Qual a diferença entre o Green Card e a cidadania americana?

O Green Card é um visto, ou seja, uma permissão para residir em solo americano. 

Desta forma, o Green Card não altera o status de “imigrante”. Um brasileiro que consegue o Green Card para morar nos Estados Unidos não vai deixar de ser um cidadão brasileiro por este motivo.

Por outro lado, quando estamos falando de mudança de cidadania, estamos falando de um processo legal que muda a vinculação do indivíduo com o Estado.

Tanto no Brasil como em outros países como os Estados Unidos, o processo para aquisição da cidadania é bem mais rigoroso que o do visto, pois permite, ao final, que a pessoa adquira direitos mais amplos, como o direito político para se eleger para cargos públicos ou participar de eleições.

Assim, o cidadão de um país acaba por ter mais direitos do que um imigrante com permissão para residir, mesmo que de forma permanente.

Isso não diminui a extensão dos benefícios do Green Card: para quem quer morar nos Estados Unidos, é mais que o suficiente para viver, trabalhar e estar incluído na sociedade local.

Qual é a principal vantagem do Green Card?

Como sabemos, são muitos os tipos de visto para morar nos EUA. Cada um possui a sua particularidade e limitação. O Green Card, sendo uma permissão permanente, possui menos restrições para os imigrantes.

Assim, não há apenas uma vantagem com o Green Card. Confira!

Direitos do imigrante com Green Card

Para conceder o Green Card, o governo americano estudou formas de atestar que o cidadão imigrante será capaz de viver de forma plena e contribuir de alguma forma com o país (financeira, acadêmica, cultura, etc).

Isso fez com que o Green Card fosse um visto com maiores liberdades. Veja quais são os direitos do brasileiro com Green Card:

  • Residir de forma permanente em solo americano.
  • Trabalhar no país sem restrições.
  • Frequentar instituições de ensino (inclusive as públicas).
  • Solicitar Green Card para marido ou esposa e filhos não casados.
  • Obter benefícios da previdência social (deve cumprir os requisitos).
  • Requerer a cidadania americana.

Tipos de Green Card: 3 principais caminhos para brasileiros

O governo americano elege algumas categorias de imigrantes que podem pedir o Green Card e explica o processo de forma separada, de acordo com os requisitos próprios de cada modalidade.

Vamos ver, agora, quais são essas categorias e quem é o imigrante que pode ser beneficiado com a conquista do Green Card em cada uma delas.

1. Green Card em razão da FAMÍLIA

Utilizamos como referência a própria tabela fornecida pelo governo americano para compartilhar alguns dos casos de Green Card para familiares.

HipóteseQuem pode pedir o Green Card
Parente imediato de um cidadão americanoMarido ou esposa.Filhos solteiros e menores de 21 anos.Pai ou mãe de cidadão americano maior de 21 anos.
Outros parentes de cidadão americano ou de estrangeiro com Green CardDo estrangeiro com Green Card:Marido ou esposa.Filhos solteiros e menores de 21 anos.Filhos solteiros com 21 anos ou mais.
Do cidadão americano:Viúva ou viúva.Noivo(a) e filho(a) do(a) noivo(a).Irmão ou irmã com mais de 21 anos.Filhos solteiros e maiores de 21 anos.Filhos casados.

Embora possa parecer confusa a questão dos filhos (solteiros ou casados), há uma separação específica pois cada um dos casos vai requerer documentos diferentes e seguirá um rito processual diferente.

Por conta disso, embora seja possível para filhos solteiros ou casados de um cidadão americano pleitear o Green Card, o governo separa como hipóteses diferentes, já prevendo uma avaliação diferente para cada um dos casos.

2. Green Card de TRABALHO

Uma das opções com lista mais extensa, o Green Card de trabalho é bastante comum para brasileiros que não possuem parentesco com um cidadão americano ou vão ser os primeiros no núcleo familiar com o Green Card.

Os EUA são bastante criteriosos com os trabalhadores que podem obter um visto permanente para residir em solo em americano.

A prova disso é que, com todas as características exigidas para cada um dos vistos, é possível notar que o trabalhador imigrante com Green Card vai contribuir com o desenvolvimento do país, de uma forma ou de outra.

Também, aplicando políticas públicas, as categorias até são nomeadas como categorias de “primeira preferência”, “segunda preferência” e assim por diante, o que demonstra claramente o interesse americano em determinado tipo de trabalhador imigrante.

Confira a tabela explicativa sobre os trabalhadores que podem pedir o Green Card.

Hipóteses de elegibilidade para o Green Card TrabalhoCaracterísticas exigidas para concessão
Trabalhador ImigranteDos trabalhadores de primeira preferência:Habilidade extraordinária em ciências, artes, educação ou esporte;Professor ou pesquisador de destaque.Gerente ou executivo de multinacional que atenda a determinados critérios.
Dos trabalhadores de segunda preferência:Membro de profissão que requer alto nível acadêmico.Habilidade excepcional em artes, ciências ou negócios.Quer obter, futuramente, o visto de National Interest Waiver (um visto para trabalhadores com contribuição para o governo americano).Dos trabalhadores de terceira preferência:Trabalhador com habilidades reconhecidas (dois anos de estudo ou experiência de trabalho).Profissional de área que exige o diploma de bacharel para o exercício.Trabalhador desabilitado (categoria que não exige os dois anos de formação ou experiência).
Investidor ImigranteO imigrante precisa investir U$ U$ 1.800,000 em uma nova empresa ou que vai criar, no mínimo, 10 cargos de trabalho em período integral.* O valor pode cair para U$ 900,000 para o caso de determinas área de interesse americano em investimentos.
Physician National Interest WaiverTrabalhadores que possam fazer contribuições científicas do interesse do governo americano.

Lembrando que a questão das “preferências” é apenas uma forma de categorização.

Não se fala em uma ordem de prioridade entre elas, apenas se percebe algumas facilidades para uma em detrimento de outras.

3. Green Card para Imigrantes Especiais

Algumas das subcategorias de imigrantes especiais não serviriam para brasileiros, pois são relacionadas à cidadania de outros países, como o Afeganistão.

Confira algumas das formas de brasileiros obterem o Green Card por meio da categoria de imigrantes especialis:

  • Trabalhador religioso: mesmo de entidade religiosa que queira morar nos Estados Unidos para trabalhar de forma voluntária e em prol da entidade religiosa.
  • Imigrante especial juvenil: o governo americano oferece Green Card para jovens que precisam de proteção jurisdicional por terem sofrido casos de violência, abuso ou negligência dos pais.
  • Membros da mídia: é necessário o cumprimento de exigência, mas o profissional, como um locutor de rádio, seu cônjuge e filhos podem obter o Green Card.

Como conseguir um Green Card?

Cada tipo de Green Card vai demandar um processo diferente.

Além de muita pesquisa e consulta aos materiais que o próprio governo fornece, como por exemplo no site da USCIS (U.S. Citizenship and Immigration Services), é possível que você prefira contar com o auxílio de uma assessoria.

A obtenção do Green Card demanda a comprovação de vários requisitos. Muitas vezes, como nas formas de vistos patrocinados pelo empregador, é preciso que o processo seja iniciado dos Estados Unidos e com a iniciativa do empresário que pretende contratá-lo.

Assim, para saber de forma assertiva como conseguir um Green Card, o ideal é se identificar em uma das subcategorias elegíveis e, a partir desta etapa, avaliar o empenho necessário.

Quanto custa um Green Card?

Como já dissemos, cada categoria ou subcategoria de concessão do Green Card vai demandar um tipo de esforço.

A parte financeira não fica fora disso. Assim, acima de quanto custa um Green Card, de forma genérica, que seria impreciso responder, podemos considerar quais são os custos que podem estar envolvidos na obtenção do visto americano.

Consultoria para Green Card

É um tipo de ajuda especializada que conta com profissionais de diversas áreas, incluindo de finanças e jurídica.

A consultoria pode ser uma facilitadora, por já conhecer os ritos e os documentos necessários, além de estar habituada a acompanhar outros brasileiros no processo e indicar os melhores caminhos para cada caso.

Os valores podem variar e, alguns casos, como o para trabalhadores excepcionais, podem ser ainda mais direcionados e cobrar de forma diferente.

Taxas do Green Card

O governo americano disponibiliza vários modelos de formulário para o pedido do Green Card.

No formulário vão estar os seus principais documentos e meios de provas das características exigidas para o tipo de visto escolhido e dará início ao processo do Green Card.

Confira algumas das taxas que é possível que você tenha que pagar durante o processo para obter o visto:

  • Taxa de inscrição (no momento de entrada do formulário).
  • Taxas de apoio (taxas para evolução do processo e análise de documentos).
  • Taxas médicas (quando for necessário exame médico).
  • Taxas de administração (taxas para tradução juramentada de documentos, envio, cópia, autenticação, etc).
  • Taxa de imigração (também há uma taxa da USCIS para quando o imigrante vai mudar para os EUA com seu Green Card).
  • Taxa de certificação de trabalho.

Custos para o Green Card de Investidor

Além das taxas regulares para obtenção de um visto como Green Card, como já mencionamos, o investidor é aquele que está disposto a empregar o seu dinheiro em um negócio que gere vagas de trabalho em solo americano.

Assim, há um custo inicial de investimentos para a aprovação do Green Card:

Investimento Mínimo RegularInvestimento TEA
U$ 1.800,000U$ 900,000

Lembrando que “TEA” são áreas americanas nas quais o governo entende que há maior interesse em receber investimentos e oportunidades de trabalho.

Por conta disso, o investimento inicial é menor para conseguir um Green Card americano e morar nos EUA legalmente.

Green Card para morar nos EUA

Esperamos ter conseguido passar as principais informações e caminhos para obter um visto permanente dos Estados Unidos.

Nós, aqui, da Vitoria Realty conhecemos a trajetória de muitos brasileiros que decidiram mudar de vida e ir morar nos EUA. Podemos ajudar com algumas boas orientações, principalmente, em negócios imobiliários.

Estamos mais do que por dentro dos tópicos de como é morar em Orlando, como é morar em Miami ou outras cidades. Com isso, podemos ajudar nesse momento de transição. Entre em contato para saber mais!

One Reply to “Green Card EUA: O que é, como conseguir e quanto custa?”

Fale conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *