Impostos nos EUA: Como funciona? Veja o comparativo com o Brasil!

Antes de decidir embarcar para o continente norte-americano, é importante pesquisar sobre como funcionam os impostos nos EUA.

Sair do Brasil é algo muito complexo, tanto a nível pessoal quanto financeiro. Nos Estados Unidos, além do idioma ser diferente, existem muitos fatores que são incomuns para os brasileiros, como os sistemas de taxação de impostos e como eles são aplicados no dia a dia dos americanos.

Quer entender tudo sobre os impostos nos EUA? Vamos te explicar detalhadamente, além de fazer comparativos entre EUA e Brasil para você entender as diferenças práticas entre os impostos brasileiros e americanos.

Como funciona o sistema de impostos nos EUA?

Os Estados Unidos, por conta de sua alta posição nos rankings de economia mundial, dá a impressão de ter um modelo de impostos muito robusto, complexo e alto, quando na realidade, é ainda mais simples que o do Brasil.

Na dúvida sobre quem paga mais imposto, Brasil ou Estados Unidos, pode-se dizer que no Brasil há uma complexidade maior em relação às taxas cobradas pelo governo.

Mas, como realmente funciona a tributação de impostos nos EUA? E quais são as principais taxações que deve-se ficar de olho? Veja abaixo:

Federal Income Tax

Federal Income Tax, em português, se traduz como “Imposto Federal sob a Renda”. Dessa forma, podemos compreender que este imposto em específico diz respeito a uma taxação que ocorre sobre a renda que uma pessoa tem.

Este imposto conta com uma alíquota única para todo o território dos Estados Unidos, variando de acordo com a renda mensal que um cidadão americano se enquadra. 

O Federal Income Tax deve ser declarado e pago anualmente, sem exceção. É muito semelhante ao nosso Imposto de Renda, que fazemos todo ano aqui no Brasil.

Income Tax 

O Income Tax funciona de maneira bastante similar ao Federal Income Tax. A diferença se dá no fato de que o Income Tax tem a variação na alíquota de acordo com o estado.

Normalmente, estados com centros urbanos mais desenvolvidos e um sistema empresarial robusto possuem alíquotas maiores.

Muitas pessoas se perguntam sobre qual é o melhor estado para se morar sendo um estrangeiro. Bom, cada um tem suas particularidades, vantagens e desvantagens, mas a Flórida é um dos principais lugares procurados por estrangeiros para morar.

Além do clima agradável e belezas naturais como as praias da Flórida, a baixa taxação de impostos é um dos principais motivos da procura de casas à venda em Orlando, seja para morar ou investir.

Sales Tax

O Sales Tax é um dos impostos mais importantes, principalmente para os turistas que amam fazer compras no território americano.

Este imposto é o valor acrescido em toda compra realizada em lojas, supermercados e até mesmo restaurantes.

Vamos trazer uma situação hipotética para ilustrar de forma clara como o Sales Tax funciona:

Você vai ao supermercado e faz algumas compras para passar a semana. Conforme passa no caixa e se direciona para pagar a compra, nota que o valor a ser pago é maior do que o valor da soma do preço de todos os produtos.

Isso acontece porque o imposto é cobrado em cima do total, na hora de pagar. Este imposto será acrescido sobre o montante inteiro da compra e será discriminado na nota fiscal.

Destacamos que o valor deste imposto não retorna ao fabricante do produto e sim ao governo.

É importante saber que o imposto sobre vendas é fixo na maioria dos lugares nos Estados Unidos. Contudo, alguns estados e até mesmo cidades, tem variações.

Antes de viajar é importante observar se o seu destino possui um imposto de vendas diferente do normal. Fique atento.

Mas, não desista ainda de planejar sua viagem ou sua mudança. Temos uma boa notícia para você que está avaliando o custo de vida nos EUA: existem alguns produtos que não possuem taxa sobre seus valores de compra. 

Por exemplo, em alguns estados não há cobrança do Sales Tax em cima de alimentos e roupas, considerados necessidades básicas.

Há também lugares onde este imposto é completamente zerado. São 4 estados ao todo que possuem ausência do Sales Tax: Delaware, Montana, New Hampshire e Oregon.

Em alguns estados também há um programa de reembolso para turistas. Então, antes de planejar sua viagem, fique atento a estes fatores!

Property Tax

Chegamos ao imposto mais pesquisado por quem deseja fazer sua mudança para os Estados Unidos: o Property Tax.

O Property Tax (imposto sobre a propriedade) é uma taxa que incide sobre bens, como propriedades residenciais, comerciais e industriais.

Para quem vive no Brasil, é como se fosse o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que temos em nosso país. Assim como o IPTU, o Property Tax é cobrado todo ano.

Então, se você quer saber o IPTU de alguma propriedade nos Estados Unidos, basta verificar o Property Tax, que equivale a ele em território estado-unidense.

Assim como todos os impostos que mencionamos acima, exceto o Federal Income Tax, o imposto sobre propriedades nos Estados Unidos varia de acordo com a localidade em que a propriedade está localizada, isto é, varia de acordo com a legislação do estado onde o bem se encontra.

Está pretendendo adquirir imóveis nos Estados Unidos em cidades como Orlando e Miami? Entenda também sobre como funcionam os processos de aquisição de imóveis e o que é a hipoteca nos EUA.

Impostos nos EUA X Impostos no Brasil

Diferenças entre Impostos nos EUA X Brasil

Analisando o sistema de taxação americano e comparando com o do Brasil notamos uma coisa clara: em solo brasileiro há uma rigidez muito maior em relação aos impostos cobrados cotidianamente.

Aqui no Brasil, os impostos são cobrados de acordo com taxas e alíquotas estabelecidas pelo governo federal, isto é, são únicas para todo o território brasileiro.

Nos Estados Unidos, a definição das taxas ocorre a nível municipal, estadual e federal, permitindo mais flexibilidade econômica de acordo com a região em que se decide investir e viver.

Vantagens dos Impostos nos EUA em comparação com o Brasil

Além da quantidade muito grande de impostos que existem aqui no Brasil, há a questão do retorno deste dinheiro para os contribuintes. 

Ao falarmos de impostos nos EUA, este é um ponto muito importante que grande parte das pessoas não leva em consideração. 

É possível afirmar que o retorno destas taxas nos Estados Unidos é muito mais perceptível, permitindo concluir que a aplicação do dinheiro arrecadado é feita de forma mais estratégica e assertiva, em áreas de interesse muito grande para os cidadãos, como: segurança, educação, infraestrutura, entre outros.

Impacto dos impostos no dia a dia nos EUA X Brasil

Em relação ao custo de vida, atualmente é muito claro que no Brasil, o poder aquisitivo não é o mesmo. As oscilações do mercado e a inflação fizeram com que os preços dos alimentos e bens de consumo aumentassem de forma drástica e muito perceptível nos últimos tempos.

Além disso, é importante destacar que o Brasil é um país que importa muitos produtos industrializados de países como os Estados Unidos. Em um cenário onde a nossa moeda está desvalorizada em relação ao dólar, o preço da importação sobe muito e impacta no valor final do produto.

Por isso, para quem está pensando em investir em propriedades e até mesmo morar nos EUA, saiba que há uma maior possibilidade de crescimento dentro do cenário americano e taxas mais amigáveis. 

Entendeu tudo sobre os impostos nos EUA e não vê a hora de morar ou investir no país?

Um dos primeiros passos na jornada de se mudar ou investir na principal economia do mundo é entender os impostos nos EUA e como eles são cobrados no dia a dia.

Por isso, durante todo o processo, ter os aliados certos faz toda a diferença, permitindo que a transição seja tranquila.

Para a sua mudança para os Estados Unidos ser um sucesso, conte com a Vitoria Realty, que vêm a anos ajudando brasileiros que desejam adquirir um imóvel nos EUA.

Não deixe de conferir também a grande seleção de conteúdos que temos disponíveis em nosso blog. Disponibilizamos diversas informações para quem está decidindo morar ou investir no país norte-americano.

Fale conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *