The American way of life: conheça o estilo de vida do povo americano!

A expressão “The American Way of Life” é bastante utilizada quando queremos nos referir ao estilo de vida levado nos Estados Unidos, mas você sabe quais são suas características e qual pode ser a importância desse conhecimento?
Cada país tem sua própria cultura: suas leis, seus costumes e seu estilo de vida. Por isso, é tão comum que as pessoas estranhem quando vão viajar, passando por desafios em sua adaptação aos diferentes locais. Para evitar esse tipo de dificuldades, é muito importante se informar sobre como as coisas funcionam no lugar que você vai conhecer.
Os Estados Unidos não são exceção a esse fato. Não é somente o idioma do país que o torna tão diferente do Brasil: o modo de agir, pensar e se relacionar na cultura americana são muito distintos quando os comparamos aos brasileiros.
Assim, se você pretende viajar para esse país, seja para visitar ou para viver lá por um tempo, é super válido coletar o máximo de informações possíveis antes de partir!
Para ajudar, neste post vamos apresentar os principais detalhes que você precisa conhecer sobre o American Way of Life. Confira e evite passar pelo famoso choque cultural!

O espaço pessoal deve ser respeitado

Aqui no Brasil, é comum sermos um tanto “calorosos” com as pessoas, mesmo com aquelas que acabamos de conhecer ou com quem não temos muita afinidade.
Já nos Estados Unidos, as coisas não funcionam assim. Os americanos não valorizam atitudes como cumprimentar conhecidos com abraços e beijos no rosto, ou tocar em alguém durante uma conversa. Para eles, esse tipo de coisa é estranha e desconfortável.

A pontualidade é coisa séria

Nos Estados Unidos, a pontualidade é muito importante e deve ser levada a sério. Enquanto os brasileiros têm o costume de chegar depois da hora marcada e costumam ser mais flexíveis quanto a prazos e datas, os americanos já consideram atrasos como sendo desrespeitosos ou até grosseiros.
Assim, é importante sempre chegar na hora combinada e cumprir os compromissos dentro do tempo que foi estipulado. Erros e desculpas não são bem-vistos.

A maioridade é vista de modo diferente

As leis quanto à maioridade nos Estados Unidos também mudam. Enquanto no Brasil as pessoas podem começar a dirigir e a beber aos 18 anos de idade, os jovens americanos já podem tirar a carteira de motorista a partir dos 16. Por outro lado, eles só têm permissão para comprar bebidas alcoólicas a partir dos 21.

A individualidade é uma das coisas mais valorizadas

The American Way of Life, a individualidade e a independência são muito valorizadas. Desde cedo, as crianças são ensinadas e incentivadas a se virarem sozinhas, e as pessoas levam isso por toda a vida.
É comum que os familiares passem bastante tempo sozinhos, mesmo quando estão todos em casa. As interações acontecem mais em momentos como o jantar, quando todos costumam se unir e conversar, por exemplo, sobre o dia de cada um.
Isso não quer dizer que os americanos sejam pouco sociáveis ou não sejam afetuosos. Eles apenas veem o espaço pessoal como algo mais restrito.

O patriotismo é muito forte

Uma característica muito marcante no The American Way of Life é o orgulho que o povo sente de seu país. Os americanos são gratos por terem nascido nos Estados Unidos e por todas as condições que sua pátria os proporciona.
Dessa forma, é comum que eles demonstrem esse sentimento com mais frequência em seu dia a dia. A bandeira americana, por exemplo, é um símbolo desse orgulho e gratidão, e costuma estar presente em vários locais e em diferentes contextos.

O destino do lixo é diferente

A forma de lidar com o lixo também é bem diferente nos Estados Unidos. É comum não haver lixeira nos banheiros, algo que os brasileiros costumam estranhar. Acontece que o hábito, no país, é se livrar dos resíduos pela própria descarga do vaso sanitário.
Já na cozinha, coisas como as cascas de frutas e os restos de alimento normalmente são descartados pelo ralo da pia, pois a maioria possui um triturador embutido que pode ser ativado através de um interruptor.

O café da manhã é a refeição principal

No Brasil, é normal que o café da manhã seja simples e rápido, não é mesmo? Costumamos comer apenas um pão ou um biscoito e tomar café. Nos Estados Unidos, por outro lado, não é bem assim: o “breakfast”, como eles chamam, é considerado como a refeição mais importante do dia.
Os americanos consideram que ela é responsável por dar a energia que eles necessitam para cumprir seus afazeres diários. Desse modo, o café da manhã costuma ser bastante reforçado, sendo composto por alimentos como ovos, bacon, panquecas com calda e cereais.
O almoço americano, por sua vez, é apenas um lanche rápido. Nessa hora do dia, as pessoas normalmente comem somente um sanduíche ou uma salada.
No jantar, o cardápio costuma ser composto por carnes, peixes, saladas e sopas.

Dar gorjetas é importante

Nos Estados Unidos, não é comum cobrar os 10 por cento dos garçons, mas as pessoas têm o hábito de sempre darem gorjetas.
Isso é visto como um gesto de educação e não se restringe apenas a funcionários de bares e restaurantes: é adequado dar gorjeta para diversos trabalhadores, como taxistas, camareiros e atendentes de lavanderia.

Não há frentistas nos postos de gasolina

Outra coisa que os brasileiros podem estranhar nos Estados Unidos é que não há frentistas trabalhando nos postos. Quem deve abastecer é o próprio dono do carro.
Funciona assim: se o pagamento for em dinheiro, a pessoa o realiza na loja de conveniências. Se for em cartão, é só inseri-lo na máquina que estará disponível no posto. De acordo com o valor que foi pago, uma determinada quantidade de combustível é liberada pela bomba, e então o motorista pode utilizá-la em seu veículo.
Agora que você já sabe das principais curiosidades sobre The American Way of Life, sua viagem aos Estados Unidos poderá ser bem mais tranquila e livre de gafes! Conheça mais informações interessantes em nosso artigo sobre os tipos de vistos mais comuns no país.

One Reply to “The American way of life: conheça o estilo de vida do povo americano!”

Fale conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *