Plano de Saúde nos EUA: como funciona o sistema de saúde?

Ainda que o sistema de saúde norte-americano seja um dos mais avançados do mundo, tanto em razão da alta qualificação dos profissionais, quanto por conta da tecnologia de ponta com que são abastecidos, ele é, também, diferente do que conhecemos aqui no Brasil. 

Isto porque os cuidados médicos nos Estados Unidos não são públicos, custam caro e, como consequência disso, não são todas as pessoas que têm acesso a um Plano de Saúde nos EUA

Por outro lado, o poder aquisitivo do estadunidense, de forma geral, costuma ser mais alto do que o de um brasileiro, por exemplo, que precisa, na maioria dos casos, contar com o sistema público de saúde. 

Além disso, ainda que nos Estados Unidos não exista efetivamente um sistema completo que seja bancado pelo estado, muitos hospitais que fazem parte do sistema privado, possuem subsídios de governos locais e estaduais. 

Outro ponto a se destacar é que no país norte-americano idosos e pessoas abaixo da linha da pobreza são beneficiados por serviços gratuitos de saúde, ainda que cubram apenas atendimentos mais simples e de emergência.

Plano de saúde nos EUA: Preço

Visto que a saúde é um ponto para se atentar quando há o desejo de mudar-se para outro país, em especial os Estados Unidos, é importante se manter informado sobre quanto custam os convênios médicos em algumas das principais regiões. 

Ainda assim, é difícil afirmar precisamente quaisquer valores, já que, além de serem diversas as companhias disponíveis para contratar no mercado, há também inúmeras variáveis que podem interferir na quantia a ser paga, como a quantidade de pessoas em um único pacote, o tempo de contrato do serviço adquirido ou até mesmo a qualidade dos serviços disponibilizados em determinado plano. 

No entanto, de acordo com informações da eHealth Insurance, a média de preço de um plano de saúde individual nos EUA em 2020 era de $456 dólares, enquanto que o plano de saúde para família custava em torno de $1,152 dólares.

Custos do plano de saúde nos EUA em diferentes estados

Os planos de saúde nos EUA podem sofrer alteração de valores em diferentes estados. Na Flórida, por exemplo, pode ser que os preços sejam mais caros em razão da tecnologia oferecida. 

Algumas cidades, como Orlando e Miami, contam com recursos extremamente avançados nessa área, justamente para garantir qualidade de vida aos moradores e até mesmo aos visitantes. 

Já em outros lugares dos Estados Unidos, onde a qualidade de vida é um pouco menor e os serviços menos modernos, é possível que os custos sejam mais baixos.

Plano de saúde para estudantes e empregados

Entre os tantos cenários possíveis para diferenciar os tipos de planos de saúde para quem reside nos Estados Unidos, estão algumas possibilidades mais comuns, como os planos para estudantes, ou para aqueles que são contratados por alguma empresa. 

No caso dos alunos de universidades, muitas vezes, o valor do seguro de saúde é embutido no preço da mensalidade ou anuidade da instituição. 

Há também a possibilidade de fazer o pagamento à parte, com taxas específicas para aqueles que comprovarem estarem estudando e vinculados a uma universidade, similar a algumas possibilidades que também existem na saúde privada brasileira. 

No caso daqueles que foram contratados por uma empresa, seja ela norte-americana ou brasileira, é muito comum também que os próprios empregadores ofereçam a você e a sua família um seguro saúde adequado e que contemple os benefícios necessários para viver com conforto e qualidade no país. 

Plano de saúde para estrangeiros nos EUA

Caso você não seja estudante ou não esteja empregado em nenhuma empresa que cobrirá os seus possíveis gastos relacionados à saúde, é importante procurar por opções de seguros médicos internacionais para estrangeiros e imigrantes. 

Essa alternativa garante que você terá cobertura nos hospitais norte-americanos mesmo quando morando no país a longo prazo, diferentemente do seguro viagem que costuma durar pouco menos de 6 meses. 

Quanto à cobertura desse tipo de plano, normalmente ele dá acesso a uma ampla quantidade de cuidados, que vão desde os emergenciais, aos tratamentos de saúde preventivos.

Por que é importante ter um plano de saúde fora do país? 

Quando se trata de pensar em morar nos EUA ou em qualquer outro país do mundo que não ofereça gratuitamente nenhum tipo de tratamento médico, é muito importante garantir um plano que cubra suas eventuais despesas hospitalares. 

Primeiro porque, ainda que a sua saúde e a de seus familiares esteja em dia, morando em um lugar desconhecido, é natural que acidentes aconteçam. 

Os casos de infecções alimentares, por exemplo, dos mais moderados aos mais graves, acontecem com uma certa frequência, já que a diferença de temperos e sabores é uma das primeiras coisas que o corpo sente quando começa a se adaptar a uma nova cultura de uma região diferente. 

Outro ponto é que, sem um plano de saúde, caso algum acidente aconteça e você obrigatoriamente acabe precisando desfrutar dos serviços da rede privada, as internações podem custar milhares ou até mesmo centenas de milhares de dólares em poucos dias. 

Os casos de dívidas com hospitais e clínicas privadas nos Estados Unidos são comuns, mesmo entre os nativos, e difíceis de pagar em razão dos valores altos. 

Além disso, há também uma outra questão burocrática, já que muitos países podem exigir prova de que você possui um seguro de saúde antes de aprovarem possíveis pedidos de vistos de permissão de trabalho, por exemplo. 

Por isso, caso você deseje residir definitivamente nos Estados Unidos, a falta da contratação de um plano médico pode dificultar a sua permanência no país.

Gostou de saber mais sobre os planos de saúde nos EUA?

Conhecer os planos de saúde nos EUA é um dos passos para quem deseja morar no país norte-americano. 

Para a sua mudança para os Estados Unidos ser um sucesso, conte com a Vitoria Realty, que vêm a anos ajudando brasileiros que desejam adquirir um imóvel nos EUA. Entre em contato!

Aqui no nosso blog você encontra uma série de conteúdos sobre o estilo e custo de vida nos EUA para adquirir todas as informações necessárias para morar no país. Não deixe de conferir!

2 Replies to “Plano de Saúde nos EUA: como funciona o sistema de saúde?

Fale conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *