Conheça as 10 principais comidas típicas dos Estados Unidos

Você está imaginando como é morar nos EUA e achando que lá só se come fast-food? Esse costume pode realmente ter começado lá, mas, apesar da fama, as comidas típicas dos Estados Unidos vão além disso e têm muita história.

Colonizado pelos ingleses, o país teve, na sua fundação, muita influência da culinária da metrópole. Entretanto, ao se tornar a potência econômica e cultural que é na atualidade, a nação do Tio Sam passou a ser lar das comidas do mundo inteiro, abrigando uma gastronomia imensamente rica e variada.

Mesmo com toda a variedade e cosmopolitismo, os estadunidenses escolheram alguns pratos para se tornarem tradicionais no país. Quer conhecer as principais comidas típicas dos Estados Unidos? Prepare o apetite e confira este artigo!

Mac n’ cheese

Você já deve ter visto esse prato aparecer em séries e filmes americanos. A conhecidíssima mistura de macarrão com queijo é um dos pratos mais populares dos Estados Unidos, desde o momento, como conta a história, em que o presidente americano Thomas Jefferson importou a receita da pasta assada e uma máquina de fazer macarrão.

A fórmula tradicional, como aparece no livro de receitas de Mary Randolph de 1824, leva três ingredientes: macarrão, queijo parmesão e manteiga.

No início era um prato servido entre a alta sociedade, até que perdeu o apelo com o desenvolvimento da produção industrial e o consequente barateamento dos ingredientes principais.

Torta de maçã

Há um ditado popular por lá que diz: “As American as apple pie”, tão americano quanto uma torta de maçã. Isso prova que estamos falando de outro prato muitíssimo presente na cultura americana.

A receita foi trazida por colonos europeus durante os séculos dezessete e dezoito, mas logo se tornou símbolo nacional.

Presente em filmes, propagandas e cartazes patrióticos, a American pie, como também é chamada, é a torta preferida entre os estadunidenses.

Torta de abóbora

Outra sobremesa muito importante para a cultura americana é a torta de abóbora. A receita, que é símbolo da época de colheita e também muito comum no jantar do dia de Ação de Graças, é feita com um tipo de abóbora nativo da América do Norte, também consumida no Canadá.

Se duvida da relevância dessa sobremesa para o estilo de vida americano, saiba que torta de abóbora é a segunda preferida pela população, perdendo apenas para o patriótico American pie.

Pancake

A panqueca americana, bem diferente da versão brasileira, é muito comum no café da manhã. Geralmente, são empilhadas duas ou três panquecas com xarope de bordo (mais conhecido por maple syrup) e manteiga derramados no topo. Acompanhadas de torradas, bacon, ovos ou linguiça formam a primeira refeição do dia de muitos americanos.

Quando não são para o café da manhã, as panquecas são consumidas com uma grande variedade de outros ingredientes, como canela, sorvete e calda de chocolate.

Se você já viu esse prato sendo servido em filmes e séries (e, com certeza, já viu), agora sabe que se trata de mais um prato típico do país.

Chocolate chip cookie

É claro que os mundialmente famosos biscoitos com gotas de chocolates não poderiam ficar de fora de uma lista de comidas típicas dos Estados Unidos!

Inventados em 1938 no Estado de Massachusetts, os deliciosos cookies americanos são preparados a partir de uma massa com manteiga, açúcar, chocolate e baunilha.

Um fato curioso é que essa delícia só se tornou uma febre nacional durante a Segunda Guerra Mundial, quando soldados em serviço dividiram os seus biscoitos, enviados por parentes, com soldados de outros lugares do país.

Brownie

O brownie é mais um exemplo de receita inventada nos Estados Unidos. O bolo pode ser servido de várias formas, mas, tipicamente, vem morno e acompanhado de sorvete.

Diz a lenda que o doce nascido em Chicago foi o resultado de uma encomenda feita por uma famosa socialite que queria uma sobremesa adequada para damas convidadas para um evento seu.

Recentemente, o bolo também se tornou muito popular aqui no Brasil e, hoje, é servido na maioria das cafeterias tupiniquins.

S’more

Continuando com os doces, mas trocando os ambientes, o s’more é uma típica comida de acampamento. A guloseima é feita com marshmallow derretido e chocolate colocados entre dois pedaços da famosa bolacha Graham cracker.

Quando se vê crianças em volta de uma fogueira com um pedaço de marshmallow espetado em um graveto, pode apostar que elas estão preparando um tradicional s’more.

Twinkies

Twinkes são bolinhos recheados muito comuns nos lanches estadunidenses. Originalmente recheado com creme de banana, quando foi criado em Illinois, em 1930, o snack só passou ter o famoso sabor de baunilha na época da Segunda Guerra Mundial, como alternativa forçada diante do racionamento da fruta.

Mas foi só em 1984, como uma referência dentro do filme “Os Caça-Fantasmas”, que os bolinhos Twinkies ficaram mundialmente conhecidos.

Crab Cake

Já se você prefere alimentos salgados, vai querer conhecer o crab cake. Uma comida que leva carne de caranguejo, misturada com outros ingredientes e temperos e que é normalmente grelhada.

Muito tradicional nos Estados de Maryland e Virginia, é possível encontrar o crab cake na versão de rua, recheado e frito, colocado em pão de hambúrguer ou bolacha salgada, e a de restaurante, servido sem recheios e, geralmente, acompanhado de batata frita ou saladas.

Buffalo wing

A última comida genuinamente americana, criada e popularizada nos Estados Unidos que trazemos é o Buffalo wing. Em uma das versões mais aceitas sobre o seu surgimento, se diz que a asinha de frango apimentada nasceu em Buffalo, Nova Iorque. O prato ganhou grande popularidade no país durante os anos de 1970, como aperitivo de bar.

A receita é tão apreciada por lá, que em vários lugares dos Estados Unidos são realizadas competições utilizando Buffalo wings. Seja para ver quem faz a melhor receita, seja para ver quem consegue comer a maior quantidade das apimentadas asinhas.

Viu só? A culinária americana é muito mais que fast-food — e esses foram apenas alguns exemplos para provar que as comidas típicas dos Estados Unidos são muito atrativas e cheias de história! Que tal conhecer mais sobre o país descobrindo os 8 passeios imperdíveis de Orlando?

2 Replies to “Conheça as 10 principais comidas típicas dos Estados Unidos

Fale conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *