Tamanho de Roupa EUA X Brasil: Entenda como saber o seu!

Saber sobre as diferenças dos tamanhos de roupa entre Brasil e Estados Unidos é muito importante, tanto para quem escolhe morar nos EUA, quanto para quem pretende fazer uma viagem ao país norte-americano. 

Apesar de parecer uma questão simples, muitos brasileiros que viajam para a Flórida ou outros estados para fazer compras acabam se confundindo na hora de escolher o tamanho de roupa nos EUA

No entanto, ainda que a numeração das peças seja diferente da de outros países, elas costumam ser bem padronizadas entre todas as lojas e é muito simples de aprender como funcionam.

Continue com a gente e tenha resposta para as seguintes perguntas:

Como saber o tamanho da roupa nos EUA?

Caso você tenha um domínio de Inglês básico, será ainda mais simples de entender como funciona a numeração de roupas nos EUA, isto porque o conhecimento sobre a língua pode te ajudar na hora de ler a etiqueta e entender o significado de cada sigla. 

Mas para facilitar para quem ainda não conseguem interpretar textos na língua estrangeira, nós da Vitoria Realty fizemos uma pequena lista com as traduções. Confira abaixo: 

  • Small ou “S” (pequeno ou “P”); 
  • Medium ou “M” (médio ou “M”); 
  • Large ou “L” (grande ou “G”) 
  • Extra Large ou “XL” (“GG”) 

Estes são os termos mais usados para definir as medidas das roupas nos EUA. No entanto, também existem outras nomenclaturas que podem ser encontradas em lojas de diferentes estados do país, como os termos “Tall” (em português: alto), Short (em português: curto ou) e Petit (que vem do francês e em português significa “pequenininho”). 

Por que o sistema métrico é diferente nos Estados Unidos?

A grande diferença no tamanho das camisas EUA e outras peças do guarda-roupa feminino e masculino se dá em razão dos Estados Unidos usarem polegadas e não centímetros para medir o tamanho das roupas. 

Tendo isso em mente, vale saber que 1 inch (polegada) = 2,54cm. 

Mesmo assim, não é necessário ficar fazendo contas para saber o quanto esse número corresponde em centímetros. Para facilitar o processo, basta pesquisar no Google a informação que a própria plataforma possui uma calculadora de conversão de medidas.

Qual o tamanho de roupas nos EUA correspondente ao Brasil?

Assim como no Brasil, nos Estados Unidos os tamanhos femininos e masculinos também são diferentes. Ou seja, uma roupa feminina tamanho P não tem o mesmo tamanho de um P de uma roupa masculina. 

Além disso, outro aspecto importante a ser ressaltado é que ser P no Brasil não significa ser S nos EUA. Isso porque os tamanhos podem variar bastante de um país para o outro, e, normalmente, para menos. 

Nos Estados Unidos muitas pessoas também estranham que o tamanho de calça nos EUA aparece com duas numerações diferentes. Desta forma, muitas calças, em especial as jeans, aparecem com dois números estampados nas etiquetas e separados por uma barra, como por exemplo 30/31. 

Neste caso, o primeiro número representa a medida da cintura e o segundo a altura da perna. A vantagem das peças contarem com numerações tão específicas é que se torna possível encontrar calças do mesmo tamanho, mas com diferentes alturas – fazendo com que não haja necessidade de fazer a barra da peça em uma costureira.

Agora que você já sabe como identificar cada uma das numerações, confira a tabela de tamanho de roupas nos EUA com as comparações entre as medidas brasileiras e norte-americanas para o guarda-roupa feminino e masculino:

Medidas de roupas para mulheres nos EUA

TamanhoHeight/Altura (cm)Chest/Peitoral (cm)Waist/Cintura (cm)Hips/Quadril (cm)Jeans (polegadas)
XS = PP158-16382-8460-6584-8826/27
S = P163-16884-8865-7082-9227/28
M = M168-17388-9270-7592-9629
L = G173-17892-9675-8096-10030-31
XL = GG178-18396-10080-85100-10432

Medidas de roupas para homens nos EUA

Tamanho (cm)Chest/PeitoralWaist/CinturaHips/QuadrilHeight/Altura
XS = PP82-8966-7285-90165-169
S = P90-9773-7991-96170-174
M = M98-10580-8597-102175-179
L = G106-11386-93103-108180-184
XL = GG114-12194-99109-114185-189

Numeração de roupas infantis nos EUA 

Para além das especificidades das medidas americanas entre homens e mulheres, há ainda  as diferenciações no tamanho de roupa Infantil nos EUA

Por isso, se você pretende viajar com crianças ou quer comprar roupas para elas, também precisa ficar atento às mudanças de um país para o outro. No entanto, a numeração da parte infantil é a mais simples de compreender. 

O que muda, normalmente, é que uma peça que no Brasil serve apenas para uma idade, nos Estados Unidos é produzida para atender a demanda de duas numerações. 

Por exemplo, uma roupa de tamanho 8 no Brasil corresponde à mesma roupa do tamanho 7 ou 8 nos EUA. Outro fator é que no território americano também é possível encontrar peças de outros tamanhos que não são fabricadas pelas marcas brasileiras.

Dicas gerais para saber o tamanho de roupa nos EUA 

Ainda que as marcas estejam sempre tentando seguir os padrões de medidas, é muito possível que haja variações nas peças de diferentes lojas. Por isso, é sempre importante seguir algumas dicas básicas antes de renovar o guarda-roupas nos outlets americanos. Confira as principais delas:

Não dispense o provador! 

Ainda que a etiqueta marque uma numeração, não é sempre que ela corresponde com o padrão estabelecido de medidas, ou seja, nada melhor para acertar o tamanho ideal de uma roupa para você do que experimentando. 

Essa é a principal forma para evitar gastar dinheiro com uma peça que vai acabar não usando no futuro ou de perder tempo voltando em uma mesma loja para trocar o item durante sua viagem.

Fique amigo da fita métrica

Muito útil para quem tem o costume de comprar peças online, ter uma fita métrica ao alcance antes de comprar itens sem poder provar é essencial. 

A maior parte dos sites disponibiliza não só o tamanho das roupas, mas também suas medidas em centímetros ou polegadas. Desta forma, ao conseguir medir o seu corpo, ficará mais fácil de reconhecer qual é o tamanho ideal para você. 

Gostou de saber mais sobre os tamanhos de roupa nos EUA?

Conhecer o tamanho de roupa nos EUA é um dos passos para quem deseja fazer compras durante a viagem aos Estados Unidos ou, até mesmo, morar no país norte-americano. 

Para a sua mudança para os Estados Unidos ser um sucesso, conte com a Vitoria Realty, que vêm a anos ajudando brasileiros que desejam adquirir um imóvel nos EUA. Entre em contato!

Aqui no nosso blog você encontra uma série de conteúdos sobre o estilo e cultura americana para adquirir todas as informações necessárias para morar no país. Não deixe de conferir.

Fale conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *