Tamanho de Sapato EUA X Brasil: Veja a diferença e como saber o seu!

Quem já precisou comprar calçados, como chinelos, tênis, sapatos e saltos nos Estados Unidos sabe que essa tarefa não é tão simples quanto parece. 

Isto porque a numeração americana é calculada de maneira diferente do que no Brasil e em outros países do mundo. 

Desta forma, é muito importante conhecer as diferenças de tamanhos de sapato nos EUA antes de comprar qualquer um dos diversos modelos de inúmeras marcas disponíveis no mercado, seja para você ou, principalmente, caso o item seja um presente para outras pessoas. 

Independentemente se você está de visita no país ou se escolheu morar nos EUA, é muito fácil se perder com os números que seguem a tabela americana e acabar comprando um produto que não serve ou fica muito grande. 

Por isso, para evitar confusões, a publicação da Organização Internacional de Padronização “ISO/TS 19407/SC Footwear – Sizing-Conversion of International Sizing System” é responsável por publicar as conversões corretas entre os vários sistemas de tamanhos de sapatos.

Continue com a gente e tenha resposta para as seguintes perguntas:

Como é o sistema de tamanho de sapato nos EUA?

Atualmente, os sistemas de tamanhos de sapato mais utilizados são os sistemas europeu e inglês do Reino Unido, que geralmente se referem ao comprimento da área efetiva do calçado. 

O sistema brasileiro, por sua vez, adota um padrão de dois números a menos do sistema europeu em todos os tamanhos e o sistema americano tradicional possui um sistema semelhante ao inglês, com um número a mais. Na numeração americana há ainda um sistema diferente para homens, mulheres e crianças.

Para exemplificar, a tabela abaixo, de tamanho de tênis nos EUA, mostra a diferença nos padrões de conversão para calçados masculinos entre os sistemas americano, europeu e brasileiro:

FEM.Brasil33343536373839
US55,56,577,58,59
Euro353637,538394040,5
Masc.Brasil3839404142434445464748
US7,5899,510,511,51212,5131415
Euro40,541,542,543,544,54646,547484950,5
KidsBrasil26272828303132333435363738
USK10K11K12K13122,534566,57

Como medir o comprimento dos pés? 

O tamanho de tênis nos EUA ou, até mesmo, o tamanho de sapato infantil nos EUA é diferente do utilizado no Brasil porque a tabela de calçados é medida por um um sistema de métricas diferente, a polegada. 

No entanto, para além de saber a numeração norte-americana, uma outra boa dica é levar o tamanho do seu pé em centímetros. Desta forma, os atendentes também vão saber te ajudar.

Para descobrir qual o número do calçado que é proporcional ao tamanho do pé, é muito simples. A pessoa deve fazer a medição do comprimento dos pés. 

Confira abaixo o passo a passo:

  • Coloque uma folha de papel no chão e prenda-a com fita adesiva para que não se mova;
  • Ponha o pé em cima da folha;
  • Com um lápis ou uma caneta desenhe o contorno do pé;
  • Use uma régua para marcar uma reta em torno do desenho do pé feito no papel;
  • Com a régua, você vai medir o comprimento do pé em centímetros, do topo até a sua base; Aproveite também para medir a largura do pé usando a régua;
  • Após obter os números (em centímetros) do comprimento e também da largura do pé, subtraia 5mm (milímetros) do valor final. 

Feito esse cálculo, você terá o tamanho do seu pé em centímetros para usar como alternativa na hora de pedir tênis, botas e os mais diferentes calçados para os vendedores norte-americanos.

Largura dos sapatos nos EUA

Não são todos os modelos que aparecem com essa especificação na etiqueta, mas há fabricantes que, além do sistema padrão de calçados norte-americanos, também consideram a largura dos pés. Assim, o número do sapato vem junto com uma letra. Neste caso, também não há segredo: cada letra equivale a uma largura diferente, da menor à maior: 

  • Letra “N”: significa que calçado é estreito;
  • Letra “M”: significa que o calçado é médio; 
  • Letra “W”: significa que o calçado é largo 
  • Letras “WW”: significa que o calçado é extra largo. 

Essa diferenciação contribui para que os números de calçados nos EUA sejam ainda mais assertivos e sirvam muito adequadamente, independentemente de como forem os seus pés. 

Uma pessoa mais alta, por exemplo, possui os pés naturalmente mais largos e os calçados que melhor encaixam ao formato costumam ser os com as letras “W” e “WW”. 

No entanto, é possível que uma pessoa com a mesma altura precise de um modelo mais estreito por possuir um formato de pé diferente. Nos Estados Unidos, é possível encontrar todas essas variações.

Outras dicas para acertar no tamanho de sapato nos EUA

Experimente o calçado antes de comprar

Como, não só os tamanhos, mas também a largura pode variar, é muito importante sempre experimentar o sapato antes de sair da loja. 

Caso não seja possível calçar o tênis no local, uma boa dica é não esperar chegar em casa ou no hotel para isso, assim você não precisará perder tempo de viagem voltando ao shopping ou outlet para trocar o par. 

Encontre um banheiro, vá até o carro ou procure um banquinho para provar a peça antes de ir embora. Assim pode voltar à loja na hora e trocar. 

Cheque o tamanho antes de comprar calçados como presente

Caso você pretenda comprar um tênis ou sapato para outra pessoa, sempre procure conversar com ela antes para ver se ela já tem algum calçado em casa que aponte a numeração equivalente nos Estados Unidos. 

Há diversas marcas, como Vans e Converse que disponibilizam uma tabela dentro do tênis com a numeração americana, mesmo quando comercializados no Brasil. 

Gostou de saber mais sobre os tamanhos de sapato nos EUA?

Conhecer o tamanho de sapato nos EUA é um dos passos para quem deseja fazer compras durante a viagem aos Estados Unidos ou, até mesmo, morar no país norte-americano. 

Para a sua mudança para os Estados Unidos ser um sucesso, conte com a Vitoria Realty, que vêm a anos ajudando brasileiros que desejam adquirir um imóvel nos EUA. Entre em contato!

Aqui no nosso blog você encontra uma série de conteúdos sobre o estilo e cultura americana para adquirir todas as informações necessárias para morar no país. Não deixe de conferir!

Fale conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *