Investimento em imóveis: segurança financeira para sua famí­lia

Você provavelmente já ouviu alguém te aconselhar a investir seu dinheiro para ter mais estabilidade no futuro, certo? Não é à toa. Quem não gostaria de garantir mais conforto para si mesmo e sua família ao poder contar com uma renda extra para complementar o orçamento?
As boas oportunidades precisam combinar as melhores condições de segurança, rentabilidade e liquidez. Por isso, aqui no Brasil, uma das formas mais tradicionais de investimento está na aquisição e preservação de patrimônios.
Neste artigo, você vai descobrir por que o investimento em imóvel pode ser uma maneira vantajosa de proporcionar retornos positivos e segurança financeira. Confira os benefícios:

1. Renda extra até depois da aposentadoria

Muitos investidores experientes gostam de diversificar as aplicações de seu capital, sem se esquecer dos imóveis. Além desse tipo de investimento ser muito popular no Brasil, por não requerer muita experiência e expertise na área, os benefícios podem ser duradouros.
Isso porque os imóveis são uma propriedade do comprador. Além de livrar o dono do aluguel, essa posse também implica na formação de um patrimônio seguro, já que os bens que possuem alta durabilidade tendem a permanecer preservados por muito tempo.
A maior vantagem disso tudo é que, mesmo após 10, 20 ou 30 anos, o rendimento passível do imóvel (seja por meio de aluguel ou valorização) não acaba e pode até se tornar cada vez maior. Em suma, é possível afirmar que o investimento em imóvel é como um resguardo de seu capital, proporcionando mais utilidade e segurança para ele.

2. Proteção contra a inflação

O índice inflacionário costuma preocupar muitos investidores e até mesmo quem está prestes a dar entrada em um financiamento imobiliário. A verdade é que, depois que o imóvel já estiver quitado, o proprietário não terá muitas dores de cabeça.
O valor das parcelas de compra de um imóvel, de aluguéis e também de diversas outras transações no mercado imobiliário não sofrem impacto algum com a inflação, já que são automaticamente atualizados pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Isso significa que a compra ou o aluguel de alguma propriedade sua é capaz de proteger o poder de compra de seu dinheiro de forma direta.

3. Menores impactos nas crises econômicas

De acordo com alguns dados levantados pela Fundação João Pinheiro, o Brasil possui um déficit habitacional de cerca de 5,5 milhões de residências. Com a recessão econômica, o número tende a crescer, aumentando a demanda por imóveis e favorecendo a sua valorização.
O momento também pode ser importante para quem deseja construir ou investir em um imóvel na planta, pois a crise pode apresentar boas oportunidades nesse momento. As condições para elaboração de um planejamento de custos são mais atraentes, devido à queda de preços nos materiais e na mão de obra.
Sendo assim, as condições de negociação não são ruins para quem investe em imóveis, mesmo em tempos de crise. Outra vantagem desse tipo de aplicação é que, mesmo em caso de recessões mais graves, quebras de bancos ou congelamentos promovidos pelo governo, os bens imobiliários não poderão ser confiscados.

4. Mais segurança com o investimento em imóvel

Em tempos de economia instável ou não, os principais tipos de investimentos em fundos que oferecem boa rentabilidade nunca estão isentos de grandes riscos. Com isso, o investidor precisa tomar uma decisão: optar por investimentos seguros, mas que apresentam baixa rentabilidade (como a poupança), ou escolher a possibilidade de lucros acompanhados da chance de perder seu dinheiro.
Quando o assunto é investimento em imóvel, por outro lado, os perigos são quase nulos. Afinal, o patrimônio físico é um bem tangível e de posse permanente, que dificilmente poderá ser tomado ou confiscado.
Isso quer dizer que aquela volatilidade tão temida no mercado de capitais é muito menos danosa no setor imobiliário. Inclusive, a solidez e a estabilidade são algumas das características mais marcantes desse segmento.
A razão disso é que os patrimônios geralmente são vistos como garantias, e, embora as quedas de preços também ocorram nesse setor, não serão capazes de eliminar o seu dinheiro do dia para a noite, como acontece com as ações, por exemplo.

5. Autonomia para tomar decisões

Muitos trabalhadores do setor imobiliário estão se tornando seu próprios chefes, já que uma das principais vantagens do investimento em imóvel está na sua administração autônoma, sem a insegurança de colocar dinheiro na mão de profissionais desconhecidos.
Nesse cenário, o investidor tem total controle sobre suas estratégias, escolha de inquilinos, valor de seus ativos e manutenção da propriedade. Os benefícios de investir no setor imobiliário fazem de você seu próprio tomador de decisões, bem como responsável por seu fracasso ou sucesso.
Quem não é muito experiente ou precisa de ajuda para administrar seus recursos no momento de compra, venda e pós venda não precisa se preocupar. É possível contar com a intermediação de uma imobiliária ou de um corretor para resolver as partes burocráticas para você. Os profissionais também podem dar dicas para aumentar a sua rentabilidade.

6. Possibilidade de agregar valor aos bens

Em comparação com todos os outros tipos de aplicações financeiras, o investimento imobiliário é o único que permite a valorização de seu próprio capital, seja por meio de reformas, seja por meio de mudanças que favorecem a estrutura ou a localização do imóvel.
Os lucros podem ser ainda maiores para quem adquirir um lote e quiser construir, apesar de exigir mais atenção e experiência por parte do investidor.
Com tantos benefícios, não há dúvida de que o investimento em imóvel pode ser uma oportunidade vantajosa para qualquer pessoa que esteja disposta a se arriscar no mercado imobiliário e aprender muito sobre ele. Não é à toa que diversos especialistas reconhecem os benefícios desse tipo de aplicação financeira para garantir segurança e estabilidade no futuro.
Se você decidiu começar a investir depois de ler este texto ou gostaria de aprender um pouco mais sobre as peculiaridades e oportunidades do setor imobiliário, entre em contato com a Vitoria Realty. Temos corretores online para tirar todas as suas dúvidas e também podemos apresentar a você diversos imóveis disponíveis no Brasil e no exterior!

Fale conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *