Tem IPVA nos Estados Unidos? Entenda como funciona o imposto para veículos

O sonho de morar nos EUA é algo que muitas pessoas possuem. Além de moradia, alimentação e emprego, entender o seu meio de transporte em um lugar novo é essencial.

Para quem gosta de dirigir e ter o seu próprio carro, entender sobre IPVA nos Estados Unidos faz toda a diferença. 

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre o que é necessário para ter um carro no país norte-americano e também os impostos sobre o automóvel, que impactam diretamente no custo de vida nos EUA.

Acompanhe com a gente e tire todas as suas dúvidas! 

Afinal, existe IPVA nos Estados Unidos?

Nos Estados Unidos, realmente existe um imposto similar ao nosso IPVA (Imposto sobre propriedade de veículo automotor)?

Há menos impostos nos EUA, então não há exatamente um imposto que se assemelhe ao IPVA. Normalmente o imposto cobrado em cima de veículos nos Estados Unidos fica por volta de 6 a 7%.

Esse valor é muito inferior ao ser comparado ao que pagamos de IPVA aqui no Brasil. Por isso, podemos dizer que ter um carro nos Estados Unidos compensa muito mais. 

Contudo, há uma taxa para se obter a placa do carro. Para registrar a sua, o valor é de aproximadamente 400 dólares. 

Vale lembrar que a placa nos Estados Unidos pertence à pessoa e não ao carro. Dessa forma, é possível trocar a placa de um veículo para o outro. Para realizar a transferência é cobrado um valor de aproximadamente 150 dólares.

Por fim, ainda sobre a placa do veículo, existe um imposto que é aplicado sobre ela, como se fosse o licenciamento que podemos ver aqui no Brasil. Você pode pagá-lo anualmente ou a cada 2 anos.

O que eu devo saber antes de comprar um carro nos Estados Unidos

O processo de mudança pode ser um pouco assustador por conta do contraste entre os Estados Unidos e o Brasil. Alguns aspectos se assemelham e outros não podiam ser mais diferentes. 

Independente se você decidir comprar carro em Orlando ou em qualquer outra cidade americana, existem algumas coisas que você precisa saber que podem tanto facilitar a sua vida quanto te possibilitar economizar dinheiro. 

Veja abaixo algumas das principais questões sobre IPVA nos Estados Unidos e outras dúvidas relacionadas a compra de carro no país de maneira geral. 

Comprar ou alugar carro: qual a melhor opção?

Antes de falarmos de IPVA nos Estados Unidos, é importante entender que lá, é muito comum a prática de ˜leasing˜, ou seja, o aluguel de veículos por um determinado período de tempo. 

Se você está em dúvida se é melhor alugar ou comprar um carro, a resposta realmente depende. A sua estadia é temporária? Você precisa constantemente de um veículo?

Se a sua demanda por um carro nos Estados Unidos é pontual, às vezes compensa mais optar por um aluguel. 

Mas, para quem irá morar por um longo período no país, ter um carro próprio pode fazer parte do sonho americano. 

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, avalie bem suas necessidades e pense bem em suas opções.

Diferenças culturais no trânsito entre Brasil e EUA

Não é segredo que nos Estados Unidos a cultura é bem diferente do que aqui no Brasil. E isso influencia diretamente no trânsito. 

Além de algumas leis serem diferentes, em alguns lugares é permitido até que se passe em sinais vermelhos. 

Por isso, antes de sair por aí ao volante, certifique-se de que entende completamente sobre as leis de trânsito da região, para evitar multas e até mesmo acidentes.

Outro fator cultural e geográfico que devemos considerar é o clima. Para nós, pode ser difícil dirigir com neve, por exemplo, pois é algo que não acontece aqui no Brasil. 

Então, uma dica importante é conhecer bem as peculiaridades da região onde decidir residir e, claro, dirigir.

Minha carteira de motorista do Brasil vale nos EUA? 

Sim! A CNH brasileira vale nos Estados Unidos pelo prazo de 180 dias. Depois desse período, será necessário apresentar a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Esse é um documento emitido no Brasil e a solicitação pode ser feita no site do Detran.

Depois de preencher as informações exigidas e realizar o pagamento de uma taxa, você recebe a PID em sua residência.

Vale lembrar que a PID tem o mesmo prazo de validade, restrições médicas e categoria da CNH do motorista e que deve ser utilizada sempre junto com a CNH original e o passaporte. 

No caso dos turistas, a CNH ou a PID são o suficiente para que se possa dirigir nos Estados Unidos. No entanto, se você pretende ter residência permanente por lá, é interessante tirar a “drivers license”, o documento norte-americano que corresponde à carteira de motorista brasileira.

É importante fazer um estudo aprofundado sobre os documentos e exigências do estado norte-americano que você for visitar ou residir com antecedência para garantir que esteja portando o documento correto!

Quais são os documentos necessários para comprar um carro nos EUA?

Para quem vai morar no principal país da América do Norte e quer ter um carro, além de saber se existe IPVA nos Estados Unidos, é necessário entender o que mais é preciso para comprar um carro.

Veja abaixo a lista de documentos necessários para comprar seu veículo nos EUA:

  • Carteira de motorista;
  • Comprovante de endereço;
  • IT Number (ou Tax ID – um número de identificação relacionado aos impostos nos EUA que você paga). 

Já sabe sobre IPVA nos Estados Unidos? Conte com a ajuda da Vitoria Realty para viver o sonho americano!

Agora que você sabe se existe IPVA nos Estados Unidos está um passo a mais preparado para começar a sua transição para um dos maiores países do mundo. 

Ainda tem algumas dúvidas sobre como é morar nos EUA? Conte com a ajuda da Vitoria Realty para te ajudar a viver o sonho americano. 

Além de te ajudar a encontrar sua casa dos sonhos, temos muitos outros conteúdos para facilitar sua mudança e tornar o processo o mais tranquilo possível!

Navegue pelo nosso blog e confira muito mais informações, como se existe IPTU nos Estados Unidos. 

Fale conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *